O boné e o chapéu aceleram a calvície?
- Dr. Fernando Ferrarezi | CRM-PR 49003 | MÉDICO

- 29 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de mar. de 2024

É um equívoco comum acreditar que o uso frequente de bonés ou chapéus pode contribuir para a calvície. Na verdade, não há qualquer ligação direta entre o uso desses acessórios e a perda de cabelo.
A calvície é uma condição genética decorrente da sensibilidade dos folículos capilares à diidrotestosterona (DHT), um hormônio responsável pelo crescimento dos cabelos. Esse hormônio faz com que os folículos encolham e deixem de produzir cabelo.
É certo afirmar que o uso de bonés ou chapéus pode apenas disfarçar a calvície, mas não a causa. Além disso, esses acessórios não afetam a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que é fundamental para o crescimento saudável dos cabelos.
É importante ter em mente que a calvície é uma condição bastante comum e que não existe nenhum tipo de acessório ou produto que possa evitá-la. Se você estiver preocupado com a perda de cabelo, é recomendável buscar a orientação de um especialista para avaliar a causa e as opções disponíveis.
NÃO ESQUEÇA! A consulta médica é imprescindível para uma avaliação antes de iniciar qualquer tratamento, sendo necessário o devido acompanhamento do seu médico.
EM SEGUIMENTO À RESOLUÇÃO CFM N. 2.336/2023 EM VIGOR DESDE 11 DE MARÇO DE 2023:
CLÍNICA MAZUCATO FERRAREZI, CRM-PR 20329;
DIRETOR TÉCNICO MÉDICO FERNANDO FERRAREZI, MÉDICO, CRM-PR 49003;
AS CONDIÇÕES GENÉTICAS E DOENÇAS DE COURO CABELUDO, DOS FOLÍCULOS PILOSOS E FIOS CAPILARES NECESSITAM SEMPRE DE AVALIAÇÃO MÉDICA E CONDUTA PERTINENTE.
AS INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS DE TRATAMENTOS MEDICAMENTOSOS E CIRÚRGICOS CITADOS NESTA PUBLICAÇÃO TÊM O OBJETIVO DE ORIENTAR, DE FORMA GENÉRICA, O PÚBLICO. EM NENHUMA HIPÓTESE ESTAS INFORMAÇÕES DEVERÃO SER UTILIZADAS PARA AUTODIAGNÓSTICO OU AUTOMEDICAÇÃO.
A PRINCIPAL INDICAÇÃO PARA O TRANSPLANTE CAPILAR É A DE TRANSFERIR FOLÍCULOS CAPILARES DE UMA REGIÃO (ÁREA DOADORA) PARA OUTRA (ÁREA RECEPTORA), AFETADA PELO PROCESSO DE CALVÍCIE, TAMBÉM CONHECIDO COMO ALOPECIA ANDROGENÉTICA, OU PARA QUALQUER REGIÃO CORPORAL, COMO BARBA OU SOBRANCELHA, COM FINALIDADE DE MELHORAR A COBERTURA CAPILAR NESTA ÁREA RECEPTORA.
OS RESULTADOS DE TRATAMENTOS MEDICAMENTOS OU CIRÚRGICOS SÃO VARIÁVEIS E DEPENDEM DE INÚMEROS FATORES QUE DEVEM SER ESCLARECIDOS PELO MÉDICO ASSISTENTE, COMO CONDIÇÕES DO PRÓPRIO PACIENTE, HABILIDADE E EXPERIÊNCIA MÉDICA E DA EQUIPE, ALÉM DAS INERENTES À ESTRUTURA DA UNIDADE DE SAÚDE.
AS EVOLUÇÕES VARIAM SUBSTANCIALMENTE EM DIFERENTES BIOTIPOS E FAIXAS ETÁRIAS.
PODEM ACONTECER INÚMERAS COMPLICAÇÕES EM DECORRÊNCIA DE TRATAMENTOS CLÍNICOS OU CIRÚRGICOS, COMO EFEITOS COLATERAIS E ALERGIAS AOS MEDICAMENTOS, RESULTADOS CIRÚRGICOS INSUFICIENTES, PERDA DAS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DA PELE, INFECÇÕES, NECROSES, SANGRAMENTO, DOR, DENTRE OUTROS.
TODOS OS TEXTOS TÊM INFORMAÇÕES COM FINALIDADE EDUCATIVA PARA DIFUNDIR CONHECIMENTO PARA A COMUNIDADE PARA A PROMOÇÃO DE INFORMAÇÃO PARA SAUDE E BEM-ESTAR SEM QUE, NO ENTANTO, INDUZA À SOCIEDADE QUE SOMOS MÉDICOS ESPECIALISTAS. ESTES FORAM ELABORADOS EM CONJUNTO ENTRE JULIANA BERTASSI MAZUCATO, CRM-PR 48706, MÉDICA E PELO DIRETOR TÉCNICO MÉDICO FERNANDO FERRAREZI, CRM-PR 49003 SEGUINDO O CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA E A NOVA RESOLUÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM) N. 2.336/2023 QUE ENTROU EM VIGOR NO DIA 11/03/2024.
ATENDIDOS OS REQUISITOS RESOLUÇÃO N. 2.336/2023 DO CFM.



Comentários